PREFEITO ANUNCIA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE DISTRITO DE INHAPIM

20 de outubro de 2025

O prefeito de Inhapim, Sandro Adriano Oliveira Silva, antecipou uma boa notícia para os moradores do distrito de Bom Jesus do Rio Preto. Cerca de 500 famílias poderão receber as escrituras dos seus lotes por meio do “Morar Legal”, programa de regularização fundiária que será implementado pela Prefeitura em parceria com a empresa Versaurb e o Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Inhapim.

O trabalho de regularização fundiária em Bom Jesus do Rio Preto teve a sua primeira reunião de planejamento nesta segunda-feira (dia 20), entre as equipes da Versaurb, empresa responsável pela execução do programa, e da Prefeitura de Inhapim, representada pela secretária de Assistência Social, Maria Izabel Peixoto Silva; a procuradora jurídica do município, Emiliana Corrêa e Souza; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Eva Maria de Almeida; e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Tatiane de Fátima Martins.

A previsão é que o trabalho em campo seja iniciado na segunda semana de novembro, com uma reunião com os moradores para apresentação do trabalho que será executado pela Versaurb e pela Prefeitura. Na sequência, serão realizados o aerolevantamento (fotografia por drone) e os levantamentos preliminares do núcleo (urbanismo, meio ambiente, áreas de risco, origem fundiária).

MUDANÇA DE REALIDADE – O prefeito de Inhapim destacou que a regularização fundiária vai transformar a realidade de moradores que, por décadas, conviveram com a insegurança da posse informal. “Sem título registrado, essas famílias enfrentam restrições para acessar crédito, transmitir o imóvel para os filhos ou realizar melhorias com respaldo legal. Isso tudo vai mudar com a regularização”, garantiu Sandro Silva.

O “Morar Legal” foi desenvolvido pela Versaurb para organizar todas as etapas do processo de regularização. O programa já está em operação em diversos municípios mineiros e chega agora a Inhapim com a meta de beneficiar aproximadamente 500 famílias somente em Bom Jesus do Rio Preto.