1 de outubro de 2025

Moradores do bairro Santa Luzia comemoraram a conclusão de mais uma fase do programa de regularização fundiária “Regulariza Manhuaçu”, que irá beneficiar mais de 2,35 mil famílias da cidade com a entrega das escrituras gratuitas dos seus lotes, registradas em Cartório. O programa já cumpriu algumas fases e segue avançando no município.
Na noite desta segunda-feira (dia 29), a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, reuniu-se com os moradores do bairro para apresentar os primeiros resultados do programa e anunciar as próximas fases. A reunião, a segunda desde o lançamento do programa no Santa Luzia – em maio último –, lotou as dependências da 5ª Igreja Batista do Calvário.
O encontro teve também a participação de técnicos da Versaurb, empresa especializada contratada pela Prefeitura de Manhuaçu para execução de todo o trabalho, que mostraram a ortofoto final, com as medidas de todos os lotes, e a nova planta de sobreposição, e apresentaram as próximas etapas do trabalho de regularização fundiária, que vai garantir a entrega gratuita das escrituras aos proprietários de lotes.
Na mesma reunião, foram entregues alguns títulos de regularização fundiária a moradores do bairro Petrina, onde os trabalhos foram iniciados primeiro. Também participou a presidente da Comissão Municipal de Regularização Fundiária, Quésia Ribeiro Alves Rabelo.

CADASTRO TÉCNICO – Uma nova fase do “Regulariza Manhuaçu” foi iniciada no dia seguinte à reunião com a comunidade do bairro Santa Luzia. Durante toda a semana, a equipe técnica da Versaurb estará em campo para realizar o Cadastro Técnico, o que inclui conferência das medidas dos lotes, ajustes de confrontações, atualização de informações cadastrais e levantamento das condições ambientais e de áreas de risco. Essa fase é fundamental para assegurar a segurança jurídica dos imóveis e adequar os registros à realidade local.
Imaculada Dornelas destacou que a regularização fundiária é um passo importante para garantir a segurança patrimonial, valorizar os imóveis e oferecer mais qualidade de vida às famílias de Santa Luzia, bairro onde ela também reside. “Com o ‘Regulariza Manhuaçu’ avançamos na construção de uma cidade mais justa, segura e organizada, oferecendo aos cidadãos o reconhecimento legal de suas propriedades e melhores condições de planejamento urbano”, afirmou a prefeita de Manhuaçu.

