Na manhã do dia 26 de julho o Diretor Técnico da Versaurb Bruno Alcântara, se reuniu com as professoras Doutoras Joyce Carlo e Teresa Faria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa – UFV, que negociaram sobre o convênio que visa a parceria na utilização dos dados da REURB por pesquisadores de diversas áreas e cursos, que queiram estudar a regularização fundiária urbana para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão.
As negociações se iniciaram em janeiro de 2023 e agora estão em vias de revisão final para submissão ao Colegiado do Departamento. Se aprovado, seguirá para avaliação da Diretoria de Governança Institucional da UFV para homologação.
O Convênio de Cooperação Técnica entre a Versaurb e a UFV aumentará o reconhecimento da qualidade e confiabilidade do trabalho realizado pela empresa, uma vez que os dados servirão, eventualmente, para confrontar dados oficiais em pesquisas, oferecer base de conhecimento para extensões e servir de material de apoio para o ensino.
A participação da Versaurb neste convênio contribui amplamente com o conhecimento científico, uma vez que os dados suprirão a necessidade de levantamentos de campos caros e complexos para o ambiente acadêmico e, ao mesmo tempo, oferecendo subsídios aos trabalhos de pesquisa. Além disso a Versaurb poderá obter críticas de seus processos de trabalho por meio de avaliações científicas dos mesmos, os quais certamente deverão ser incorporados na forma de ações de melhoria.
Segundo Bruno Alcântara, com a parceria podemos obter vantagens em pleitos por financiamentos de desenvolvimento tecnológico e/ou P&D – Pesquisa e Desenvolvimento, como os promovidos pela FINEP ou BDMG, as parcerias com instituições de pesquisa são peso determinante na avaliação destes órgãos. Outro ponto é que nossa empresa será citada todas as vezes em que nossos dados forem utilizados como fonte bibliográfica. Poderemos explorar nossa visibilidade enquanto empresa com preocupação em ESG. Abre agenda anual de palestras técnicas com os alunos da Pós-graduação e graduação como tema da Reurb, ampliando nossas capacidades de atrair talentos.
A consolidação da marca Versaurb aliada a da UFV, bem como as perspectivas de novas parcerias diretamente com a instituição, podem ajudar a aumentar a credibilidade da empresa no mercado. Quanto aos campos de conhecimento, a regularização fundiária está dentro do planejamento urbano e regional, o qual alberga a Arquitetura e Urbanismo, as Engenharias Civil, de Agrimensura e Cartografia, Sanitária e Ambiental, Geografia, História, Ciências Sociais, Serviço Social, Economia, Direito, Administração, sem prejuízo de outras. Ou seja, a Reurb é multidisciplinar, tal qual é o perfil de alunos do Programa de Pós-graduação em Planejamento do Espaço Urbano e Regional do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV.
“Este é o resultado de nosso empenho e de nossa capacidade técnica. Com o convênio poderemos obter feedback quanto aos nossos procedimentos e resultados alcançados! Todos fazem parte desta conquista!” conclui Bruno Alcântara.